Sala de Imprensa


RH utiliza tecnologia para gerar engajamento e treinamento a distância

16/07/20 09:25:00

Com a pandemia da Covid-19, muitos são os desafios em todos os setores. Depois da adoção do home office por parte de diversas empresas, os profissionais da área de Recursos Humanos têm utilizado cada vez mais as facilidades proporcionadas pela tecnologia para gerar engajamento, treinar e cuidar dos colaboradores à distância.

Na Certisign, a maior Autoridade Certificadora do Brasil, o Departamento de RH está promovendo a proximidade dos líderes com os colaboradores por meio de lives com a participação do CEO e de diretores para manter todos conectados e cientes dos próximos passos da companhia.

“O nosso time está mais integrado durante o home office”, destacou o gerente de Recursos Humanos da Certisign, Mário Sérgio Sampaio. Segundo ele, além das lives, foi criado um programa interno “Mesmo Longe Estamos Juntos” que por meio de encontros digitais promoverá diversas palestras para ajudar o colaborador nos desafios atrelados ao período de pandemia e distanciamento social. A primeira foi sobre saúde mental.

“Além de especialistas, também abrimos espaço em nossa intranet para os colaboradores divulgarem aos colegas como eles estão passando por este momento, dando dicas, contando seu dia a dia. Entendemos que desta forma, além de nos manter conectados, estamos cuidando da qualidade de vida dos nossos colaboradores. Estamos com foco total na gestão humanizada, voltada às pessoas”. 

No quesito treinamento, a empresa também migrou todas as ações para o digital. “Nós já utilizávamos o EAD há muitos anos, mas estamos aprimorando o formato dos conteúdos. Prova disso é o Certiflix, nosso canal que exibe séries, produzidas assim como as que costumamos ver nos streamings, mas que, claro, são voltadas ao nosso negócio e tem função didática. Também, migramos a integração dos novos colaboradores, como não poderia deixar de ser, para o digital”. 

Nos âmbitos da operação e negócios, a Certisign adotou o formato Squad, um modelo organizacional que uni funcionários de diferentes áreas em pequenos grupos com objetivos específicos dentro dos projetos da empresa. “Atualmente, temos seis squads. Com isso os colaboradores ganharam autonomia e a empresa agilidade para inovar, implementar, corrigir e planejar novos projetos”.